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Como checar e substituir o fluído de transmissão?

Como checar e substituir o fluído de transmissão?

Todo proprietário de carro responsável lhe dirá que a manutenção regular é obrigatória. Não só prolonga a vida útil do seu carro, como também reduz significativamente os custos de reparação. Há muitas coisas que você precisa inspecionar regularmente e uma delas é o nível do fluido de transmissão. Dependendo do modelo que você possui, espera-se que você troque o fluido da transmissão automática a cada 50.000 a 160.000 quilometros, mas há casos em que a substituição do fluido precisa ser feita com mais frequência. Se você estiver disposto a fazer isso e economizar algum dinheiro ao longo do caminho, veja como verificar e substituir o fluido de transmissão por conta própria, caso tenha certeza de que pode fazê-lo com segurança.

Checando seu fluído de transmissão

Assim como você precisa verificar o nível do óleo do motor e trocá-lo regularmente, você precisa fazer o mesmo quando se trata do fluido da transmissão. Afinal, isso é apenas parte do cronograma de manutenção do seu carro.

Felizmente, o processo é relativamente simples. Você começa encontrando a vareta de transmissão (consulte o manual do proprietário ou um vídeo relevante do YouTube). Em seguida, você deve retirá-lo e limpá-lo com uma toalha de papel ou um pano sem fiapos. Em seguida, coloque a vareta de volta no tubo da vareta e puxe-a de volta para obter uma leitura clara do nível do fluido. Se o seu carro não tiver uma vareta de transmissão, consulte o manual do proprietário. O que é importante notar é que, ao contrário de suas verificações regulares de óleo, você precisa verificar o fluido da transmissão enquanto o carro está funcionando. Basta mantê-lo em ponto morto ou estacionar e acionar o freio de estacionamento por segurança.

Se o nível do fluido estiver abaixo da linha mínima na vareta, você precisará substituir o fluido da transmissão. Além disso, verifique a consistência do fluido. Deve ser claro com um tom rosa. Se não estiver, nem pense em completá-lo, mas substitua-o completamente.

Trocando o fluido da transmissão automática

Por razões de segurança, certifique-se de que o carro está estacionado. Levante-o com um suporte de macaco ou um elevador. Se isso for muito complicado para você e você não tiver certeza de que pode fazê-lo com segurança, vá a uma oficina! Se não, vá para a próxima etapa. Coloque uma lona e uma bandeja sob a transmissão, para que o fluido da transmissão automática que você drenar possa ser coletado. Isso pode ser confuso, então use luvas e um óculos de segurança.

Em seguida, remova os parafusos de uma extremidade do cárter de óleo da transmissão, certificando-se de não se queimar. Agora, afrouxe gradualmente os parafusos na outra extremidade do cárter. Uma vez que o cárter é inclinada, o fluido da transmissão deve começar a escorrer para a saída. Quando a maior parte do fluido tiver escoado, remova o restante dos parafusos e despeje o fluido restante na bandeja coletora.

Use um solvente de limpeza para limpar o cárter e o compartimento da gaxeta e certifique-se de que não haja sinais de danos, como lascas de metal no cárter ou erosão na gaxeta. Em seguida, remova o filtro antigo soltando o parafuso que o prende à transmissão. Limpe qualquer resíduo do corpo da transmissão e substitua o filtro antigo por um novo.

Depois de colar a nova gaxeta no cárter da transmissão usando graxa solúvel em óleo como selante (não use adesivo), coloque o cárter com a nova gaxeta de volta contra a transmissão e aperte todos os parafusos com a mão primeiro para prendê-lo ao transmissão. Em seguida, volte e aperte todos os parafusos, torcendo-os em um padrão cruzado. Quando os parafusos estiverem presos, abaixe o carro e adicione o novo fluido de transmissão através do tubo da vareta usando um funil. Ligue o carro e deixe-o funcionar por um tempo até que o motor esteja quente. Verifique o nível do fluido da transmissão automática novamente usando a vareta. Se não houver líquido suficiente, adicione mais. Quando o nível estiver adequado, desligue o carro e verifique se há vazamentos na bandeja de transmissão.

Fluído de transmissão Peak:

Trocando o fluido da transmissão manual

Se você precisar substituir um fluido de transmissão manual, perceberá que o procedimento é bastante simples. Levante seu carro com segurança, coloque uma bandeja de captura embaixo da transmissão e encontre o bujão de enchimento na extremidade superior da bandeja e solte-o. O fluido sairá desse orifício assim que o plugue for solto, portanto, tome cuidado para não estar sob a abertura quando isso acontecer. Depois que todo o fluido for drenado, substitua o bujão de abastecimento por uma nova arruela e use uma bomba de óleo para substituir o fluido. Você também deve substituir o parafuso do filtro e apertá-lo com uma chave de torque. Não há necessidade de remover toda a panela e a gaxeta com uma transmissão manual.

Como você pode ver, não é tão difícil verificar e substituir o fluido da transmissão. O que você deve fazer, é claro, é seguir as instruções do manual do proprietário em relação ao tipo de fluido e filtros necessários e com que frequência você precisa verificar e substituir o fluido da transmissão. No entanto, se você ainda se sentir inseguro em fazê-lo por conta própria, visite uma loja local.



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