Postagens do BLOG

As oito principais vantagens dos oleos e lubrificantes sinteticos

As oito principais vantagens dos oleos e lubrificantes sinteticos

As exigências impostas aos processos de produção e às indústrias estão aumentando a cada dia. Para permanecerem competitivas e lucrativas, as empresas precisam atingir a eficiência operacional ideal, ao mesmo tempo em que aderem a altos padrões de segurança e mantêm a relação custo-benefício. Tais demandas ditam a aplicação de produtos de lubrificação mais avançados que mantêm os processos industriais funcionando. Além disso, alguns dos produtos que se enquadram nessa categoria são óleos sintéticos e lubrificantes.

Esses fluidos lubrificantes foram projetados para superar as deficiências do óleo mineral ou convencional. Graças à modificação em nível molecular e à incorporação de sistemas de aditivos mais avançados em suas formulações, os óleos e lubrificantes sintéticos apresentam muitas vantagens em relação aos convencionais.

Quais são os benefícios do óleo sintético? Continue lendo para saber mais sobre as 8 principais vantagens.

1 - Composição uniforme

Lubrificantes sintéticos são projetados a partir de compostos químicos construídos artificialmente. Além disso, esses compostos sintéticos são feitos de moléculas de petróleo que são primeiro decompostas e depois reconstruídas. Graças a este processo de reconstrução, os óleos sintéticos têm uma estrutura molecular mais uniforme. Esta propriedade é muito importante. Permite uma lubrificação mais uniforme e regular da máquina, o que resulta em menor consumo de energia e maior eficiência.

Ilustração de moléculas de óelo sintético x convencional Peak Automotiva

2 - Menos impurezas

Os óleos minerais são originários de fontes naturais. Além disso, essas fontes são ricas em vários compostos químicos, incluindo ceras, oxigênio, enxofre, nitrogênio, fósforo e outros. O problema com esses compostos é que eles afetam o desempenho e a vida útil do óleo. Mais especificamente, eles desencadeiam a oxidação ou degradação do óleo. Além disso, eles podem levar à formação de lodo e depósitos e níveis mais altos de evaporação, especialmente em altas temperaturas de operação.

Por serem produtos sintéticos, os lubrificantes sintéticos contêm muito menos impurezas ou contaminantes do que os óleos minerais. Isso nos leva à seguinte vantagem do óleo sintético.

3 - Estabilidade contra oxidação

Por serem produtos mais puros em sua composição, os óleos sintéticos são produtos mais estáveis e duráveis que os óleos minerais. Essas características são particularmente importantes em aplicações em temperaturas e condições de trabalho extremas.

Comparados aos óleos minerais, os fluidos sintéticos permanecem estáveis quando expostos a baixas e altas temperaturas, água, contaminação do combustível, ácidos e outros subprodutos da combustão que ocorrem nos motores das máquinas. Em relação à exposição à água, o que deve ser mencionado é que o óleo sintético é não hidrolítico. Em outras palavras, eles permanecem estáveis em ambientes úmidos, pois não emulsificam quando expostos à água.

Ao todo, o aumento da estabilidade à oxidação do óleo leva ao aumento do desempenho do motor.

4 - Índice de viscosidade mais alto

Uma das vantagens muito importantes do óleo sintético é seu índice de viscosidade mais alto. Um índice de viscosidade mais alto indica que o óleo sintético é mais resistente às mudanças de temperatura. Além disso, isso afeta a fluidez do óleo sintético, pois eles mantêm uma alta taxa de fluidez em baixas temperaturas e não afinam em altas temperaturas. Formam uma película protetora mais espessa e proporcionam maior proteção contra o desgaste.

5 - Ponto de fulgor mais alto

Os óleos sintéticos têm um ponto de fulgor mais alto, o que os torna ideais para aplicações em temperaturas extremas. Sua inflamabilidade reduzida os torna a escolha ideal em indústrias onde o fogo representa um perigo comum. Além disso, esse requisito está de acordo com as crescentes preocupações e demandas de segurança em todos os setores.

6 - Maior vida últil

Em geral, os óleos e lubrificantes sintéticos têm uma vida útil muito mais longa do que os óleos minerais, o que significa que exigem trocas de óleo menos frequentes. O intervalo de troca típico é de cerca de 8.000 a 12.000 quilômetros, enquanto alguns produtos de óleo sintético Full HD atingem intervalos ainda mais longos.

Esses intervalos de troca prolongados impactam em parte nos custos de manutenção que é um dos pontos que justificam o preço mais alto do óleo sintético. Além disso, graças às excelentes propriedades antidesgaste dos lubrificantes sintéticos, motores e máquinas tornam-se mais eficientes e confiáveis.

7 - Melhor eficiência enregética

Um benefício adicional do óleo sintético que vem como resultado de seu maior coeficiente de tração é uma melhor eficiência energética. Em termos leigos, o coeficiente de tração mais alto significa que um motor que usa óleo sintético requer menos força ou potência para mover cargas pesadas.

8 - Biodegradável

Alguns óleos sintéticos e produtos de lubrificação são altamente biodegradáveis, o que os torna excelentes opções para aplicações em ambientes sensíveis. Como os óleos sintéticos não contêm fósforo e enxofre, são aplicados na indústria alimentícia, por exemplo. Além disso, se falamos de silvicultura, mineração, exploração e produção de petróleo e indústrias similares onde podem ocorrer derramamentos de óleo e contato ambiental e consequentemente afetar a vida selvagem e a flora e a fauna, os óleos sintéticos são uma escolha racional, responsável e necessária.

Resumindo

Óleos e lubrificantes sintéticos são certamente produtos mais avançados em comparação com seus equivalentes tradicionais. Embora seu preço seja significativamente mais alto do que o dos lubrificantes à base de minerais, eles são econômicos a longo prazo. Como produtos mais estáveis, eles têm uma vida útil estendida e intervalos de drenagem. Sua composição química e sistema avançado de aditivos aumentam o desempenho do motor e evitam o desgaste, o que aumenta sua confiabilidade. Graças às suas propriedades de maior viscosidade, os óleos sintéticos são resistentes a mudanças de temperatura e podem ser usados em uma variedade de aplicações, especialmente em temperaturas extremas. Finalmente, alguns lubrificantes sintéticos são totalmente biodegradáveis, o que os torna ideais para aplicações em ambientes sensíveis.



Linha de lubrificantes Peak Automotiva
Compartilhar