Postagens do BLOG

Dicas de manutenção para motores a diesel de caminhões carga pesada

Dicas de manutenção para motores a diesel de caminhões carga pesada

Os motores diesel de serviço pesado são os músculos da indústria, os motores das frotas nacionais. Como tal, eles foram projetados como sistemas robustos e duráveis que podem suportar as condições mais difíceis. Além disso, altas temperaturas e pressões necessárias para lidar com cargas pesadas são o ambiente de trabalho típico dessas maravilhas da engenharia. Embora sejam bem conhecidos por suas qualidades, os motores a diesel para serviços pesados exigem manutenção adequada. Verificações regulares contribuem para o desempenho, confiabilidade e vida útil do motor. Eles ajudam você a otimizar o desempenho do trabalho, independentemente do setor e da aplicação do motor a diesel, além de reduzir os custos de manutenção.

O que inclui a manutenção adequada de motores a diesel para serviço pesado? Quais são os benefícios disso? Leia sobre o que você pode fazer de sua parte para manter seu motor em níveis de alto desempenho.

Limpeza Regular

Um velho ditado da engenharia diz algo no sentido de que a limpeza é a manutenção preventiva básica. Sujeira, poeira e outros contaminantes podem se acumular ao longo do tempo, o que pode afetar seriamente o desempenho de um motor a diesel.

Seja o injetor diesel, o filtro de partículas diesel (DPF) ou o radiador, tudo precisa de limpeza periódica para manter as coisas funcionando no nível ideal. Além disso, se você é motorista de caminhão e/ou proprietário de caminhão, por exemplo, que faz da limpeza parte de sua rotina, na verdade está ajudando o técnico de serviço a identificar qualquer coisa que possa evoluir para um problema sério.

Fluídos

  • Troca de óleo

    A troca de óleo regular representa a base de uma boa manutenção. Como os motores a diesel operam em temperaturas mais altas, as chances de contaminação do óleo são maiores. Para ter um motor de alto desempenho e minimizar as chances de falha prematura, troque o óleo do motor diesel para serviço pesado regularmente.

    De um modo geral, o tempo para uma troca de óleo é a cada 80.000 km, especialmente se você estiver usando óleo totalmente sintético. No entanto, se você estiver usando um óleo de base mineral, esse número é menor e equivale a 48.000 km.

    Óleos lubrificantes desenvolvidos pela Peak:


  • Verificação dos líquidos de arrefecimento

    As verificações do líquido de arrefecimento e do radiador são cruciais para a manutenção do sistema de arrefecimento do motor. Além disso, um líquido de arrefecimento ou anticongelante é um fluido que misturamos com água para proteger o motor e seus componentes contra superaquecimento e congelamento. Se permanecer inalterado ao longo de sua vida útil, pode corroer o radiador e outros componentes do sistema de refrigeração à medida que se desgasta e se torna ácido.

    Líquidos de arrefecimento desenvolvidos pela Peak:

Filtros

Os motores diesel HD possuem vários filtros críticos e limpá-los ou trocá-los é uma parte essencial da manutenção adequada.

  • Filtros de combústivel

    Existem filtros de combustível que garantem que seu motor seja abastecido com combustível limpo. Uma vez que eles ficam altamente contaminados ou completamente entupidos, eles restringem ou interrompem totalmente o fluxo de combustível. Por sua vez, o motor perde seu desempenho ou não consegue dar partida ou funcionar.

    Dependendo das condições de operação e idade do motor, os filtros de combustível precisam ser substituídos aproximadamente a cada 160.000 a 320.000 km. Os filtros de combustível dos motores diesel mais antigos devem ser trocados entre 16.000 e 25.000 km, enquanto o número de quilômetros para motores mais novos é de 25.000 e 32.000 km. Uma coisa importante a lembrar é substituir todos os filtros de combustível ao mesmo tempo para uma melhor eficiência do sistema.

  • Filtros de óleo

    Juntamente com o óleo, os filtros de óleo também exigem trocas regulares. Sua função é remover partículas do óleo do motor diesel que podem causar danos adicionais ao motor e contribuir para um desgaste mais rápido.

  • Filtros de ar

    Filtros de ar entupidos afetam o desempenho do motor, fazendo com que seu caminhão consuma uma quantidade de combústivel bem acima do normal. Para garantir que funcione corretamente, você precisa trocar os filtros de ar do seu motor pesado regularmente. O ambiente e o clima afetam a frequência de troca do filtro de ar.

  • Filtros de partículoas de diesel

    Outro importante ponto de manutenção que também faz parte do monitoramento do trabalho do sistema de escape do seu motor. Se você notar fumaça preta saindo do sistema de escapamento do seu caminhão, é um sinal claro de que o DPF precisa ser trocado.

    O DPF foi projetado para capturar a fuligem criada pelo motor diesel HD como parte de sua operação regular. Como outros, os DPFs têm uma capacidade finita e podem ser bastante caros. O uso de um limpador e regenerador de DPF pode evitar essas alterações frequentes.

    Quando se trata de todas essas verificações e alterações, certifique-se de sempre consultar o manual do proprietário e/ou a folha de informações do produto antes de usar.

Resumindo

Os motores diesel para carga pesada são potentes e são as peças mais importantes de qualquer veículo ou máquina. Para garantir que eles funcionem com eficiência por um longo período de tempo, a manutenção adequada dos motores a diesel para serviços pesados é essencial. Claro, isso requer tempo e dinheiro. No entanto, os investimentos em manutenções regulares são incomparáveis e muito inferiores aos causados por problemas graves no motor. Ao manter seu motor diesel em forma, você aumentará sua confiabilidade e reduzirá o tempo de inatividade, diminuirá o custo de manutenção e manterá seu valor.



Compartilhar